Pequenas empresas engrossam pedidos de recuperação judicial
Notícias
21 de julho de 2020
Impactadas pela pandemia do novo coronavírus, onde a redução no fluxo de caixa se tornou mais evidente, além do baixo poder de negociação com credores, empresas de pequeno porte engrossaram a lista de pedidos para recuperação judicial em junho, no Brasil. Dados da Serasa Experian, apontam que houve aumento de 38,3% (130 requerimentos) na demanda referente a insolvência, em comparação com o mês de maio (94 requerimentos).
Do total registrado em junho, 97 solicitações vieram das pequenas empresas, o que representa 79,6% a mais que em maio e 5,4% superiores ao registrado no mesmo período do ano passado. Os setores mais afetados são os de serviços, como por exemplo as áreas de turismo, eventos e produções, hotelaria, academias e restaurantes.
Apesar da alta nos pedidos encaminhados ao judiciário neste período, os números não correspondem totalmente aos impactos econômicos causados pela pandemia. Tanto que, no acumulado do ano, há ainda registro de queda nas solicitações. Somado a isso, os pedidos de falência também ainda registram baixa neste ano.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados.
Fonte: Serasa Experian