Inteligência coletiva é utilizada para motivar grupos de trabalho
Notícias
13 de maio de 2021
A ideia máxima extraída do famoso ditado popular “duas cabeças pensam melhor que uma” é a forma ideal para exemplificar a inteligência coletiva. Imagine uma empresa com funcionários de diversas especializações reunidos para encontrar soluções dentro daquele determinado ambiente: pessoas com conhecimentos distintos focadas em alcançar o resultado pretendido. Criam-se grupos que colaboram, trocam e adquirem novos conhecimentos, encaram desafios e se conectam em busca de um foco comum.
É assim que funciona a inteligência coletiva (IC), que se for utilizada dentro do ambiente corporativo ou até mesmo em um formato bem estruturado de home office, pode exercer papel fundamental no crescimento e na inovação da empresa. Um termo relativamente novo, cunhado por Pierre Lévy, que impulsiona o trabalho em equipe e que tem elevado o nível de empresas e dos próprios empregados.
Mais do que ter pessoas em torno de uma meta, incluí-las diretamente na busca por soluções, identificando e minimizando riscos, cria uma atmosfera participativa capaz de gerar um ambiente de trabalho rico em múltiplos conhecimentos.