O papel do minimalismo nas relações de trabalho
Notícias
6 de janeiro de 2021
Como consequência do home office, que ganhou força em 2020, empresas de diversos setores devem dar novo sentido às relações de trabalho. Ou seja, vão precisar ressignificar a própria comunicação com todos os funcionários.
Mesmo que a forma de contato entre as pessoas já tenha se tornado mais prática com os diversos aplicativos de conversa, como por exemplo o WhatsApp, adotar o minimalismo na forma de se relacionar em ambientes corporativos pode garantir convívios saudáveis. No gerenciamento de equipes remotas, a falta do contato “olho no olho” pode gerar uma série de obstáculos, já que o peso de uma palavra digitada pode ser infinitamente maior do que aquela expressada num contato presencial.
É aí que entram os métodos de uma comunicação não-violenta para evitar todo o tipo de desentendimento. Entre os desafios está a busca pelo equilíbrio na forma de linguagem, na clareza e na empatia. Em uma comunicação escrita há dois níveis, o da compreensão, que é entender o que realmente está escrito, e o nível da interpretação, que é entender o sentido da frase.
Mais do que ter atenção na forma de escrever (pontuação, palavras acentuadas corretamente, coerência), é preciso ter, acima de tudo, uma abordagem cuidadosa.
Confira algumas dicas:
- evitar letras maiúsculas;
- risadas, como o famoso “kkkk”, podem gerar diferentes interpretações se utilizadas na hora errada;
- cuidar com palavras ambíguas;
- ter atenção ao destino correto da mensagem;
- questionar caso tenha dúvidas sobre a interpretação do texto recebido.