menu

Novos formatos de trabalho devem ganhar força em 2021


Notícias

8 de outubro de 2020

Já não é novidade que o mercado de trabalho atual mudou. Seja na forma como as pessoas passaram a enxergar a rotina ou com os novos modelos de carreira que já são adotados por muitas empresas. Vivemos, de fato, uma nova era _ acelerada pela Covid-19, que trouxe transformações de comportamento, além de mudanças significativas nas relações de trabalho.

Mesmo que algumas empresas ainda preservem os modelos tradicionais, especialistas apontam que os novos formatos de contratações devem ser fortalecidos em 2021. Se antes ter funcionários trabalhando a distância era fora de cogitação, hoje já são abertas vagas somente para sistema home office e outras variáveis como, por exemplo, o teletrabalho, o trabalho remoto e o estilo híbrido. Além disso, profissionais de diversas áreas também já elegeram o formato de trabalho a distância para desempenharem suas atividades após a pandemia.

Pela legislação, o teletrabalho ainda é o único regulamentado na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Conforme a Lei nº 13.467/2017, é considerado teletrabalho “a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo”.

Vale lembrar que, vendedor externo, motorista, ajudantes de viagem, instaladores de tv a cabo, entre outros, que não possuem um local fixo para exercerem suas atividades, não são considerados teletrabalhadores. Se enquadram neste regime jurídico quem exercer a carga horária em um local específico e fora das dependências da empresa, porém fazendo uso de ferramentas tecnológicas para receber e cumprir demandas.